NOTÍCIAS

Confira o balanço das ações dos órgãos municipais no Desfile das Campeãs do Grupo Especial – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A Imperatriz Leopoldinense foi a grande campeã do Carnaval 2023 – João Gabriel/Riotur

Chegou ao fim o Carnaval 2023 no Sambódromo. Neste sábado (25/2) e na madrugada de domingo (26/2), as seis agremiações mais bem colocadas –Imperatriz Leopoldinense, Viradouro, Vila Isabel, Beija-Flor, Mangueira e Grande Rio – voltaram à Passarela do Samba para o desfile comemorativo.

Na Avenida Ernani Cardoso, a Nova Intendente Magalhães, na Zona Norte, foi realizado o desfile das agremiações da Série Prata da Super Liga, que vai garantir vaga na Série Ouro, no Sambódromo, em 2024. Neste domingo (26/02), serão realizados os últimos desfiles do Carnaval carioca 2023, com as agremiações do grupo B.

Já no Terreirão do Samba, a programação começou às 20h e contou com os shows de MoVibe, Ana Petcovik, Matheus Fernandes e Xande de Pilares

A Prefeitura do Rio montou um esquema operacional envolvendo diversos órgãos e secretarias nos locais de eventos e nos entornos. Confira as ações realizadas neste boletim. ​

Leia Mais

O balanço das ações no primeiro dia de desfiles da Série Ouro na Sapucaí

O balanço das ações no segundo dia de desfiles da Série ouro na Sapucaí

O balanço das ações no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial

O balanço das ações no segundo dia de desfiles do Grupo Especial

 

Ordem Pública e Guarda Municipal

No ordenamento de trânsito, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) aplicaram 369 multas e rebocaram 53 veículos.

Os agentes da Seop apreenderam mais de 1.600 produtos vendidos ilegalmente, assim como tendas, churrasqueiras e carrinhos de carga. Aplicaram multas e também retiraram das ruas 262 ambulantes ilegais.

As equipes da Guarda Municipal registraram a condução de três pessoas para delegacia, sendo um dos casos no entorno do Sambódromo, quando dois homens de 26 e 31 anos foram conduzidos para a 6ª DP por desacato, injúria e resistência. Um deles tentou furar o bloqueio viário na altura da dispersão da Sapucaí e foi contido pelos agentes. O outro homem também tentou intervir, xingou e tentou agredir os agentes do Grupamento de Operações Especiais (GOE).

Ainda no sábado, foram registrados dez casos de intervenções em confusões, sendo nove no entorno do Sambódromo e um em bloco. Os guardas municipais também deram auxílio a cinco pessoas que foram vítimas de mal súbito.

 

Saúde

Neste sábado das campeãs do Carnaval 2023, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 582 atendimentos em seus postos médicos no Sambódromo. Os principais motivos que levaram as pessoas a precisarem de assistência foram mal estar devido ao calor ou a pico de pressão, torções, lesões nos pés e intoxicação por excesso de bebida alcóolica. Vinte e cinco pessoas com quadros mais graves precisaram ser removidas para uma das unidades de urgência e emergência que serviram de retaguarda.

Já no Carnaval de rua, foram 68 atendimentos neste sábado nos circuitos do Centro e da Zona Sul, com cinco remoções.

As equipes do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) também atuaram no Sambódromo e realizaram, nesta noite, 41 visitas a serviços de alimentação, postos de atendimento médico, ambulâncias, estandes e instalações.

Ao longo da noite, foram lavrados oito autos de infração por produtos impróprios para consumo, falta de asseio na manipulação de alimentos e conservação inadequada.

 

Comlurb

Até a noite de sábado, incluindo a limpeza do Sambódromo após a apuração do Carnaval, a pista da Nova Intendente e a saída dos últimos blocos, a Comlurb removeu 1.164 toneladas de resíduos. Na Passarela do Samba, desde a pré-limpeza, nos dois dias que antecederam a abertura oficial, a quantidade recolhida soma 502 toneladas, sendo 30 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. Os desfiles na Nova Intendente acumulam 51,3 toneladas de lixo desde o início da festa no novo palco do Carnaval carioca, que conta com a abertura do grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização.

O Carnaval de rua gerou, desde 4 de fevereiro, 610,3 toneladas de resíduos, sendo 54,1 t dos blocos. Os bailes populares geraram 59,8 toneladas de resíduos nos quatro dias de Carnaval, e os desfiles de Blocos de Enredo, na Avenida Chile, registraram 9,5 toneladas nos quatro dias.

As equipes do Lixo Zero também estão nas ruas. Desde o início do pré-Carnaval já foram emitidas 1.045 multas, sendo 279 por descarte de pequenos resíduos nas ruas, como: latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e embalagens de lanches, com multa no valor de R$ 273,09, e 754 por pessoas urinando em via pública, com multa no valor de R$ 748,21, e outras 12 em artigos variados da Lei de Limpeza Urbana.

A Comlurb mobilizou até 3.657 garis por dia. Para a limpeza interna do Sambódromo foram até 889 garis diariamente, com o apoio de 21 veículos, sendo 14 caminhões compactadores, quatro basculantes, dois mini basculantes e uma pipa d’água para lavagem da pista com água de reuso. Outros 34 equipamentos foram utilizados: 20 sopradores, 12 mini varredeiras e duas caixas compactadoras.

A Comlurb fez o recolhimento dos materiais potencialmente recicláveis na Passarela do Samba, com exceção de latinhas, a cargo de uma cooperativa. Para a coleta seletiva foram 22 garis. Outros 20 atuaram na limpeza dos sete postos de saúde da Marquês de Sapucaí. Foram instalados 800 contêineres de 240 litros para o descarte correto dos resíduos.

Na área externa, incluindo Terreirão do Samba, foram até 145 garis por dia com apoio de dois caminhões compactadores. Foram instalados 100 contêineres de 240 litros. A Avenida Ernani Cardoso, a chamada Nova Intendente, contou com até 131 garis diariamente, atuando com o apoio de seis caminhões compactadores, uma varredeira de grande porte e duas mini-varredeiras. Em toda a área, a Comlurb colocou 200 contêineres de 240 litros.

A Comlurb conta com equipes de garis também na limpeza dos bailes oficiais da cidade. Para atuação nos blocos, foram até 2.450 garis por dia nas maiores agremiações. Foram disponibilizados até mil contêineres de 240 litros e 700 caixas metálicas de 1.200 litros nas concentrações dos blocos.

Os veículos de apoio foram até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Já entre os equipamentos contaram com até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte.

A Companhia usou os pulverizadores costais com eucalipto no final do percurso dos blocos para acabar com os odores nas vias.

 

Assistência Social

Na última noite de Carnaval, no Sambódromo e na Nova Intendente Magalhães, a Secretaria de Assistência Social realizou o Carnaval da Proteção e da Prevenção. Ao todo foram distribuídas, gratuitamente, 399 pulseiras de identificação para que crianças e adolescentes pudessem se divertir com mais segurança. O objetivo foi facilitar não apenas a identificação, mas também o contato com o responsável no caso do pequeno folião se perder.

Campanha de prevenção sobre abuso e exploração sexual foi promovida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Além de orientação, as equipes distribuíram 783 materiais educativos, nas avenidas.

No Sambódromo, a distribuição no setor 2 contou com a participação do gari e passista Renato Sorriso. No camarote da Carol Machado, “Nosso Camarote”, o cantor Jorge Vercillo também apoiou a campanha.

Foram registrados três atendimento pela Assistência Social em parceria com o Conselho Tutelar para acompanhar adolescentes até a família, após atendimento no Posto de Saúde.

Com o tema “dispersão não é lugar de diversão”, 100 folhetos de orientação foram entregues aos foliões, no Sambódromo. Técnicos da Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e CMDCA orientaram pais e responsáveis, impedindo que crianças e adolescentes circulassem na área de dispersão.

 

CET-Rio

O esquema especial de trânsito no Centro e na Ernani Cardoso, e em todos os seus acessos teve início na quinta-feira (16/2). A operação contou com 250 operadores por dia, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharam para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários.

A equipe contou com nove reboques para desobstrução de vias, 43 motocicletas e 25 veículos operacionais. Também foram utilizados 23 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, para informação dos horários dos fechamentos e condições do tráfego.

O Centro de Operações da Prefeitura monitorou toda a área do evento pelas câmeras, possibilitando que técnicos da CET-Rio implantassem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

As informações completas das interdições estão disponíveis no site da Prefeitura.

 

Transporte

A Prefeitura do Rio preparou uma operação especial para o sistema de transporte público no Carnaval. A orientação é que a população planeje seus deslocamentos considerando as interdições nos entornos do Sambódromo, no Centro, e da Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte.

As linhas de ônibus sofreram modificações nos itinerários que passam por áreas interditadas. Metrô e Supervia funcionaram durante a madrugada, e táxis tiveram pontos de embarque no entorno do Sambódromo.

As informações completas das modificações nos itinerários do ônibus, do esquema de trens, metrô, VLT, BRT e táxis estão disponíveis no site da Prefeitura.

 

Nova Intendente – domingo (26/2)

Grupo B

União de Vaz Lobo​ Mocidade Independente de Boaçu Siri de Ramos​ Mensageiros da Paz​ Acadêmicos da Pedra Branca​ Vizinha Faladeira​ Academia Niterói do Samba​ Urubu do Samba​ Novo Império​ Garras do Tigre​ Tradição

 

Blocos de rua

Dezessete blocos de rua desfilaram pelas ruas da cidade.

Finalmente, os blocos de rua voltaram ao Carnaval do Rio. Este ano, são mais de 400 desfilando pela cidade.

Após os desfiles dos 17 blocos, a Comlurb recolheu 20 toneladas de resíduos e 4,8 toneladas nos bailes populares.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou 68 atendimentos e encaminhou os casos mais graves para os hospitais de referência.

A Secretaria de Ordem Pública rebocou 53 veículos estacionados em local irregular. A Seop e a Guarda Municipal aprenderam 1.600 mercadorias de ambulantes irregulares e aplicou 369 multas.

Programação

Acesse o site riotur.rio ou baixe o app Partiu Bloquimmm para ver a programação completa dos blocos de rua do Rio: App Store e Google Play.

 

Recomendações importantes

Use preferencialmente o transporte público (trem ou metrô);

Se for embarcar no Aeroporto Santos Dumont e Rodoviária do Rio procure antecipar a sua chegada;

Evite circular de carro nas regiões por onde vai haver deslocamento de blocos e de carros alegóricos;

Busque rotas alternativas. Há um grande número de interdições pela cidade, com movimentação de carros alegóricos, blocos e cortejos;

Nos dias de carnaval, a prefeitura monitora a concentração de público na região da Lapa, contudo não estão previstas interdições ao tráfego na localidade;

Respeite os locais de proibição de estacionamento e fique atento aos horários de restrição, pois reboques estão circulando pela cidade;

Para garantir a segurança dos foliões, informamos que a travessia deve ser realizada exclusivamente na faixa de pedestres e sempre com atenção redobrada;

É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda a sinalização implantada na área;

Moradores que possuam carro particular e vaga de garagem e que necessitem acessar a região interditada do Sambódromo devem fazê-lo pelo Largo do Estácio, sempre portando comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) em seu nome.

Compartilhe

Categoria:

  • 26 de fevereiro de 2023
  • Marcações:

    Notícias

    Secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência visita setor para PCDs no Sambódromo

    26 de fevereiro de 2023

    Fotogaleria: veja como foi o Desfile das Campeãs do Grupo Especial no Sambódromo

    26 de fevereiro de 2023

    Ônibus da nova frota do BRT é apedrejado próximo à estação Via Parque

    25 de fevereiro de 2023

    Prefeitura realiza ação de ordenamento para coibir evento irregular no Recreio

    25 de fevereiro de 2023

    Secretaria da Juventude promove evento em comemoração aos 57 anos da Cidade de Deus

    25 de fevereiro de 2023

    < Voltar